Curso de Robótica Educacional Way Qualificação Profissional

Robótica Educacional

O curso de Robótica Educacional é uma experiência prática e interativa que apresenta aos alunos os conceitos fundamentais de robótica e programação. Utilizando kits de robótica e softwares de forma amigável, os participantes aprenderão a construir e programar robôs para realizar tarefas e resolver desafios. O curso desenvolve habilidades essenciais como resolução de problemas, pensamento lógico e trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e a inovação. Ideal para jovens interessados ​​em tecnologia e ciência, o curso oferece uma base sólida para futuras explorações em engenharia e programação, proporcionando uma experiência divertida e educativa.

Objetivos

  1. Introduzir Conceitos de Robótica e Programação:
    • Apresentar os fundamentos da robótica e a programação básica de forma acessível e envolvente, utilizando kits de robótica e softwares intuitivos.
  2. Desenvolver Habilidades de Resolução de Problemas:
    • Capacitar os alunos a identificar, analisar e solucionar desafios técnicos através da construção e programação de robôs, promovendo o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas.
  3. Estimular a Criatividade e a Inovação:
    • Incentivar a criatividade dos alunos na criação e personalização de projetos robóticos, permitindo que eles desenvolvam soluções originais e explorem novas ideias.
  4. Promover o Trabalho em Equipe e a Colaboração:
    • Fomentar habilidades de colaboração e comunicação por meio de atividades em grupo, onde os alunos trabalham juntos para alcançar objetivos comuns e compartilhar responsabilidades.
  5. Desenvolver Competências Técnicas e Lógicas:
    • Ensinar conceitos técnicos de eletrônica e programação, além de habilidades lógicas e matemáticas, capacitando os alunos para futuros estudos em áreas relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
  6. Facilitar a Aplicação Prática do Conhecimento:
    • Proporcionar experiências práticas e hands-on que permitem aos alunos aplicar o conhecimento adquirido em projetos reais, reforçando a compreensão dos conceitos e suas aplicações práticas.
  7. Estimular o interesse por STEM e Carreiras Tecnológicas:
    • Despertar o interesse dos alunos por áreas relacionadas a STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e carreiras tecnológicas, mostrando a relevância e as oportunidades nessas áreas no mundo moderno.
  8. Fomentar a Autonomia e a Autoeficácia:
    • Ajudar os alunos a desenvolver autonomia e confiança em suas habilidades técnicas e criativas, incentivando a autoeficácia e a capacidade de enfrentar desafios de forma independente.

O curso é projetado para criar uma base sólida em robótica e programação, ao mesmo tempo que proporciona uma experiência divertida e educativa que prepara os alunos para estudos futuros e carreiras em tecnologia e ciência.

Público-Alvo

úblico-Alvo do Curso de Robótica Educacional

  1. Crianças e Adolescentes Interessados ​​em Tecnologia:
    • Jovens com curiosidade e paixão por tecnologia, ciência e engenharia, que desejam explorar o mundo da robótica e programação de maneira divertida e prática.
  2. Estudantes de Idade Escolar:
    • Alunos do ensino fundamental e médio que buscam atividades extracurriculares enriquecedoras que complementem seu aprendizado escolar e desenvolvam habilidades técnicas e criativas.
  3. Pais que Buscam Atividades Educativas:
    • Pais específicos em proporcionar aos seus filhos oportunidades educacionais que promovam habilidades do futuro, como pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades técnicas.
  4. Educadores e Escolas:
    • As instituições educacionais que desejam incluir atividades de robótica e programação em seu currículo ou em clubes extracurriculares, oferecendo aos alunos experiências práticas em ciência e tecnologia.
  5. Jovens com Interesse em Carreiras STEM:
    • Adolescentes que já têm interesse em carreiras relacionadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e desejam ganhar experiência prática e antecipar sua formação futura.
  6. Participantes de Competições e Eventos de Robótica:
    • Alunos que planejam participar de competições de robótica ou eventos semelhantes e precisam de treinamento adicional para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
  7. Entusiastas de Projetos DIY e Maker:
    • Jovens que gostam de projetos “faça você mesmo” (DIY) e têm interesse em criar e montar suas próprias invenções tecnológicas.

Este curso é ideal para qualquer jovem que deseja aprender sobre robótica de forma prática e divertida, desenvolver habilidades essenciais para o futuro e explorar a tecnologia de uma maneira envolvente e criativa.

Metodololgia

Metodologia de Ensino do Curso de Robótica Educacional
  1. Aulas Teóricas e Conceituais:
    • Introdução aos Conceitos: Apresentação dos fundamentos da robótica, eletrônica e programação através de explicações teóricas e exemplos práticos.
    • Exploração dos Componentes: Discussão sobre os diferentes componentes robóticos e seu funcionamento, incluindo sensores, motores e controladores.
  2. Aulas Práticas em Laboratório:
    • Construção de Robôs: Atividades hands-on onde os alunos montam robôs utilizando kits de robótica, aprendendo sobre a montagem física e a integração de componentes.
    • Programação de Robôs: Programação prática usando software específico para criar e testar comandos e sequências para os robôs, desenvolvendo habilidades de soluções básicas.
  3. Projetos Interativos e Desafios:
    • Desenvolvimento de Projetos: Os alunos trabalham em projetos individuais ou em grupo para construir robôs que realizam tarefas específicas, aplicando os conceitos aprendidos.
    • Desafios e Competições: Realização de desafios e competições simuladas para estimular a aplicação prática dos conhecimentos e promover um ambiente competitivo e motivador.
  4. Uso de Tecnologia Educacional:
    • Simuladores e Softwares: Utilização de simuladores e softwares educacionais para testar e programar robôs em um ambiente virtual, permitindo ajustes e experimentos sem a necessidade de montagem física.
    • Recursos Online: Acesso a materiais de apoio online para fortalecer o aprendizado e fornecer suporte adicional para aulas presenciais.

Conteúdo do Curso

Aula 1 Introdução de Robótica

Aula 2 Introdução sobre Elétrica

Aula 3 Elétrica intermediária

Aula 4 Introdução sobre Eletrônica

Aula 5 Introdução sobre Arduino

Aula 6 Introdução sobre Protoboard

Aula 7 Lógica de programação e Scratch

Aula 8 Blocos de comando do Scratch: Controle

Aula 9 Blocos de comando do Scratch: Movimento

Aula 10 Trajes e Sons do Scratch

Aula 11 Blocos de comando do Scratch: Aparência

Aula 12 Blocos de comando do Scratch: Sensores

Aula 13 Blocos de comando do Scratch: Som e Operadores

Aula 14 Blocos de comando do Scratch: Caneta e Variáveis

Aula 15 Reforçando o uso de Variáveis e novos comandos

Aula 16 Montagem 1

Aula 17 Montagem 2

Aula 18 Programação de Arduino 2

Aula 19 Programação de Arduino 3

Aula 20 Montagem 3

Atividades práticas

R$ 149,90 6 parcelas de
  •  

Qualifique-se com a Way